Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Cada doente é um caso

27.04.09, João Vilela Gonçalves

A minha mãe tem 78 anos e´tem diabetes. Geralmente tem valores em jejum de 130/140 mas recentemente tem valores mais baixos: 96/117, sentindo-se mais parada e sem energia. É normal ? O que fazer ?

 

Resposta: Valores em jejum até 110 são considerados normais e, consequentemente, valores de 130/140 são altos. Porém, dado tratar-se de uma doente de 78 anos, ter valores não excessivamente altos (como é o caso dos 130/140) dá-nos uma margem de segurança para evitar hipoglicemias (baixas de açúcar no sangue): esse é, em meu entender, a primeira preocupação a ter nos doentes idosos; não só por poderem entrar em coma como por precipitar uma queda e uma consequente fractura.

 

Considerando a idade da doente, valores de 1307140 não acarretam lesões dos orgãos alvo, ou seja complicações crónicas. Ao contrário, valores "excelentes" de 96/110 poderão ser insuficientes para o bem estar da doente e assim ficar "mais parada e sem energia".

 

NOTE QUE: muitas vezes os doentes idosos encontram-se medicados, por vezes excessivamente, com medicamentos que promovem a produção de insulina e, assim, precipitam uma hipoglicemia....com as devidas consequências.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.