Quantos diabéticos há em Portugal ?
A Federação Internacional de Diabetes estimava que, em 2025 e em Portugal, 10% da população tivesse Diabetes; ou seja 10 em cada 100 pessoas (ou 1 em cada 10 pessoas) tivessem Diabetes.
Em 2008, decorreu, em Portugal, um estudo da prevalência da Diabetes; foram envolvidas 5.167 pessoas, pertencentes a 122 centros de saúde distribuídos por 93 concelhos de todo o país.
Os resultados são no mínimo alarmantes:
1) em 2008, 11,7% da população portuguesa tinham diabetes ! (quase 12 em cada 100 pessoas);
2) destes 5,1% desconheciam ter a doença (ou seja 5 em cada 12 diabéticos desconhecem ter a doença....e, portanto, sendo a sua progressão silenciosa, candidatam-se a diagnosticá-la na sequência de uma complicação....as mais frequentes são o enfarte cardíaco ou o AVC).
3) A pré-diabetes (alteração da glicose em jejum ou intolerância à glicose oral) estava presente em 23,2% da população ! (23 em cada 100 pessoas vão desenvolver diabetes muito brevemente, de uma forma silenciosa !).
Assim, cerca de 35% da população (mais de um terço da população) tem um risco cardiovascular muito elevado (já que o risco cardiovascular da pré-diabetes é equivalente ao da diabetes).
Imaginem se nos próximos 10 anos, 35% da população tivesse um enfarte cardíaco ou um AVC ? Se as pessoas em vez de estarem a trabalhar, estiverem internadas num hospital e ficarem incapacitadas? Onde haverá dinheiro para suportar tudo isto ? Estaremos, verdadeiramente, em extinção ? Não só nós mas todo o mundo ocidental.
Note que este estudo só contempla individuos com idade igual ou superior a 20 anos; de momento, em Portugal uma em cada 3 crianças é obesa; a obesidade é um excelente "empurrão" para desenvolver diabetes. Aliás, é crescente o número de CRIANÇAS com diabetes do adulto, com colesterol elevado, com hipertensão arterial.
São as crianças alimentadas a GAS (gordura, açúcar, sal); é, segundo Paul Zimmet, a geração que morrerá primeiro que os pais.
Será, que dentro de 10 anos, metade da população portuguesa (ou dos países comunitários) terá diabetes ou pré-diabetes ? Será que a Europa terá os dias contadas tal como a conhecemos ?