Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Era uma vez...Mr B

28.04.09, João Vilela Gonçalves

Conheci, há 1 mês, Mr. B. Tem 14 anos. Era enérgico. De repente, começou a ficar com menos força, mais parado, talvez mais fraco; bebia litros e litros de água e notou que emagreceu, significativamente. Pediram-lhe umas análises.

 

Apareço nesta história por acaso. A mãe de Mr B estava muito ansiosa...persentia que algo estaria mal quanto à glicemia; queria saber o resultado pelo telefone, mas a administrativa não lho podia dar; passou-me o telefonema para eu transmitir o resultado das análises que o colega pedira. Glicemia 315 mg/dl ! Mr B era diabético. Mr B tem Diabetes tipo 1.

 

Não se sabe porquê mas, por algum motivo, o pâncreas de Mr B deixou de produzir insulina. Sem insulina não havia maneira de aproveitar a energia transmitida pelos alimentos. Nas análises que pedi, Mr B tinha uma hemoglobina A1c de 10,5%. Desde há 3 meses, Mr B tinha valores de "açúcar no sangue" perto de 300 !!!!!!!! Os vasos de Mr B estavam a ser sobrecarregados e em sofrimento, silencioso !

 

Mr B precisava de iniciar terapêutica com insulina, de picar o dedo várias vezes por dia. E era preciso tranquilizar aquela mãe, aquela família. Foi uma revolução. Imensas coisas para aprender quase ali ! naquele momento ! O que come, o que não come, como come. Nestas alturas ficamos reduzidos a alguma insignificância. Nestas alturas todas as nossas forças se canalizam para ali, para ultrapassar os obstáculos. Porque tem de ser !

 

Primeiro fim de semana: muitos telefonemas: todos os necessários ! Mr B está assim, Mr B está assado. O que faço ? Mas foi com "rede" que se ajudou, que se deu a tranquilidade (possível) e a segurança necessária.

 

Fiquei, desde logo, com a ideia que Mr B é um lutador, não quebra nem verga. Acho mesmo que foi ele que pôs "água na fervura" dos pais. As semanas passaram, a insulina começou a fazer "cama", as glicemias desceram, já quase normalizaram, os sintomas passaram; até já há hipoglicemias.

 

Mr B sente-se de novo Mr B. Mas agora sabe mais. Mr B já sabe quais as variantes que podem condicionar a sua glicemia: aprendeu como a insulina e o EXERCÌCIO FÌSICO contrariam a carga de açúcar fornecida pelos alimentos, aprendeu como o seu corpo alarme em caso de hipoglicemia, aprendeu porque ela acontece. Mr B sabe que não vão haver dois dias iguais e que a aprendizagem é constante.

 

Agora, Mr B precisa de partilhar experiências com outros parceiros do destino. Mas estou certo que Mr B NÃO SE VAI DEIXAR DERROTAR PELA DIABETES TIPO 1, PORQUE A VAI RESPEITAR !

 

E é lícito ter esperança. Porque Mr B (só) tem 14 anos e porque a Ciência evolui rápido.

 

Mr B é um Campeão !