Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Retinopatia Diabética

24.06.09, João Vilela Gonçalves

Sou diabético tipo 2 há 30 anos, medicado com insulina. Tenho retinopatia diabética e, apesar de já ter feito várias sessões de Laser, vejo cada vez menos. Existe algum tratamento, mesmo fora de portugal, que faça parar a progressão desta doença ?

 

O melhor médico para responder à sua questão é o seu oftalmologista assistente. Contudo, vou dar-lhe a minha opinião.

 

A Diabetes degrada a integridade dos vasos sanguíneos e impossibilita a chegada do sangue nas perfeitas condições ao local para onde os vasos vão. Assim, os vasos da sua retina, degradados, já não dão sangue suficiente à retina para que o olho possa vêr em condições.

 

O nosso organismo faz uma coisa fantástica: crescem vasos novos a partir dos doentes afim de suprir as necessidades do seu olho, da sua retina. Mas, não há bela sem senão: quando esses vasos crescem e tendem a invadir uma zona chamada "mácula" têm de ser travados com Laser ! A mácula é o centro nevrálgico do olho; a sua invasão, implica cegueira. O Laser evita que os vasos invadam a mácula. O laser por si só não lhe dá obrigatoriamente melhor visão.

 

A melhor visão é proporcionada por um bom controlo da diabetes, do colesterol, da tensão arterial. Veja ainda os artigos sobre "retinopatia" e "complicações crónicas".