Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Novas do Congresso Americano de Diabetes 2009

08.07.09, João Vilela Gonçalves

Decorreu em Junho passado o congresso anual da American Diabetes Association. De forma telegráfica aui deixo algumas novidades para o público em geral:

 

1) HEMOGLOBINA GLICADA A1c

 

aceita-se que esta análise possa fazer o diagnóstico de Diabetes. Valores superiores a 6,5% são indicadores da existência da doença.

 

Opinião: valores de A1c de 6,5% tem um cunho grande dos endocrinologistas. com estes valores poderemos ser todos diabéticos....o que no futuro (próximo) pode não ser mentira nenhuma.

 

 

2) Estudo RECORD

 

avaliou a rosiglitazona na incidência de eventos cardiovasculares durante cerca de 5 anos; afinal não "mata que se farta".

 

Opinião: os estudos científicos valem o que valem: não são "deus" nem são para se desprezarem (alguns). recentemente, tal como me parece ter acontecido com a rosiglitazona, houve publicidade maléfica de alguns medicamentos. Ao contrário da minha experiência, a rosiglitazona foi publicitada com provocando enfartes cardíacos e AVC; aqui está um estudo com elevado número de participantes e durante tempo apreciável a comprovar (?) o contrário.

 

 

3) Meta-análise da Aspirina na prevenção do Enfarte Cardíaco

 

a velhinha ASPIRINA foi alvo de mais uma grande avaliação científica. A sua toma é prioritária para prevenir um enfarte cardíaco.

 

Opinião: uma aspirina pediátrica (100 mg) é prioritária quando se suspeita de um enfarte cardíaco. Se quiser fazer apenas UM comprimido para prevenir o seu risco cardiovascular, NÃO FAÇA ISSO ! Mas se fizer, escolha a ASPIRINA.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.