Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Prevenir OBESIDADE nas MULHERES

01.07.09, João Vilela Gonçalves

excesso de peso multiplica por 4 o risco de desenvolver diabetes nos homens e por 14 nas mulheres. Torna-se prioritário prevenir o excesso de peso (e a obesidade) nas mulheres adolescentes e adultas jovens, dado a tendência para o rápido aumento de peso ao longo das suas vidas.

 

O nascimento dos filhos e o trabalho fora de casa a tempo inteiro são determinantes para o aumento de peso nas mulheres adultas; estas, aumentam cerca de 6 kg por cada 10 anos de vida. Seis em cada dez mulheres vão ter excesso de peso ou obesidade no decorrer da sua vida.

 

O controlo do peso consegue-se com um pequeno ajuste do equilibrio energético; isto é, gastar mais, consumir (ingerir) menos. Como fazê-lo ?

 

Substituir os alimentos processados (comprados nos hipermercados já meio feitos), os snacks a meio da tarde e as bebidas açucaradas por FRUTA FRESCA ( 2 peças diárias) e VEGETAIS ou LEGUMES (5 porções diárias).

 

Por outro lado, o sedentarismo, cada vez mais marcado nas Sociedades actuais, deveria ser intervalado com 30 minutos de passeio diário a pé.

 

Note que, reduzir o peso em 5-10% traz enormes vantajens para a Saúde, tais como a redução do risco cardiovascular, mesmo se a mulher mantiver excesso de peso ou obesidade.

 

Este post baseou-se num artigo publicado na Diabetes Voice (2009, vol 54), revista da Federação Internacional de Diabetes (IDF).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.