Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Pesquisa da Glicemia em Crianças Não Diabéticas

13.09.09, João Vilela Gonçalves

Desde há algum tempo, questionam-me acerca da pesquisa da glicemia em crianças sem qualquer evidência (leia-se sintomatologia) de diabetes.

 

Os motivos variam desde ansiedade dos pais até à curiosidade de ver qual o valor que a criança tem, uma vez que possui um familiar diabético. Algumas vezes é a criança que, por curiosidade, pede para avaliarem a glicemia.

 

Na minha opinião, esta atitute é profundamente reprovável. Porque:

 

1) é desnecessária

2) é traumatizante para a criança

3) pode ser alvo de grande burburinho, caso até surja um valor esporádicamente mais elevado do que se esperava...e que não tendo qualquer significado, implica uma investigação mais aprofundada.

 

Assim, pesquisar a glicemia a uma criança sem sintomas de Diabetes torna-se numa brincadeira que pode trazer algumas dores de cabeça.

2 comentários

  • Cara Mãe,

    quando estou no papel de pai, sinto, por vezes, essa ansiedade que fala.
    Na questão que coloca, é importante saber se há familiares do bébé com diabetes. Por outro lado, é importante saber se o bébé come bem, aumenta de peso, enfim cresce. É uma questão a vigiar.
    Se a avaliação do açúcar no bébé aliviar a sua ansiedade, não vem qualquer trauma para o bébé por isso...mas repare que, no caso que refere, poderá haver uma ténue suspeita.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.