Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

OBESIDADE e GRIPE A

17.09.09, João Vilela Gonçalves

Um estudo norte-americano realizado com 10 doentes permitiu (podemos tirar conclusões com 10 doentes ?) relacionar a obesidade como factor de risco para a infecção a gripe A. Os obesos seriam então considerados um grupo de risco para a gripe A.

 

Lendo o artigo com mais atenção percebe-se que NÃO existe uma relação directa entre obesidade e gripe A.

 

O que se sabe, e não é novidade, é que os obesos têm muito mais hipoteses de terem diabetes, colesterol elevado, hipertensão arterial, aterosclerose (vasos, artérias entupidas), tendo por isso mais hipoteses de terem um enfarte cardíaco ou uma trombose (acidente vascular cerebral).

 

Assim, ao serem sujeitos a uma infecção mais grave (seja gripe ou uma infecção a bactérias), o organismo do obeso tem "menos resistência" para lutar contra essa infecção e por isso torna-se mais atreito a desenvolver complicações.

 

Foi o que se observou no referido estudo: 9 dos 10 doentes eram obesos, evoluiram para insuficiência respiratória, necessitaram de ventilação assistida (foram ligados a uma máquina que respirava por eles) e tiveram falência de vários orgãos, tornando a sua situação clínica ainda mais grave.