Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Gripe A e Diabetes

28.09.09, João Vilela Gonçalves

Os diabéticos, sobretudo os mal controlados (Hemoglobina glicosilada A1 c superior a 8%), são um grupo de risco para qualquer infecção; as suas defesas (o seu sistema imunitário) estão enfraquecidas.

 

A Gripe A parece ser mais agressiva que a gripe sazonal, porém até prova em contrário o tratamento é igual.

 

Mas a Gripe A vem colocar de novo na "boca do Mundo" algo que parecia estar esquecido: AS MEDIDAS BÁSICAS DE HIGIENE.

 

As mãos são um grande transmissor de infecções; a maior parte das infecções hospitalares ^tem como grande causa a transmissão de organismos através do contacto das mãos.

 

A lavagem frequente, com água e sabão ou sabonete, das mãos é prioritária após uma ida à casa de banho, após uma refeição, após o contacto com uma pessoa doente, após mexer no chão ou com um objecto que nele caíu, e muitas mais situações.

 

As ESCOLAS são centros de aprendizagem onde, além das matérias curriculares, se deve insinuar cuidados de saúde (entre outros).

 

Mas é precisamente na escola, por vezes em colégios privados, onde as medidas de higiene falham e até onde são tomadas medidas agressoras para a saúde das crianças.

 

No complemento da lavagem das mãos está generalizado o uso de gel alcoólico, disponível em muitas instituições. Porém há escolas que optaram (baseadas certamente em medidas economicistas) substituir o gel por álcool a 70º.

 

O uso frequente, diário, de álcool a 70º é francamente prejudicial à saúde. Sobretudo em crianças. O álcool seca as mãos, a pele perde a sua integridade e provoca lesões, como por exemplo, eczema. Claro que não é "caso de vida ou de morte" mas não deixa de ser uma agressão para crianças indefesas e sem capacidade de ajuízar e distinguir o bem do mal.

 

Se na escola do seu filho insistirem em desinfectar as mãos com álcool a 70º, OPONHA-SE DETERMINANTEMENTE.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.