Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Devagar, Devagarinho... Crianças Hipertensas... e Obesas

01.02.10, João Vilela Gonçalves

No número de Novembro de 2009 da Revista Portuguesa de Cardiologia, foi publicado um interessantíssimo artigo sobre a "distribuição da pressão arterial em crianças e adolescentes saudáveis".

 

Foram estudadas cerca de 1600 crianças e adolescentes, com idade média de 13 anos, apenas 180 do sexo feminino; 80% destas crianças e adolescentes davam inicío, quando foram avaliados, à sua actividade desportiva.

 

Os valores da pressão arterial medidos a estes 1600 indivíduos, permitiram verificar que:

 

A pressão arterial era normal em 74% dos que tinham peso normal, em 67% dos que tinham excesso de peso e 54% dos que eram obesos.

 

A pressão arterial normal-alta aparecia em 18% dos que tinham peso normal, 19% dos com excesso de peso e 23% dos obesos.

 

A Hipertensão Arterial surgiu em 8% dos individuos com peso normal, 14% dos com excesso de peso e 23% dos obesos.

 

Conclusões: Em crianças e adolescentes obesos, a possibilidade de terem pressão arterial normal-alta ou hipertensão arterial é grande (46%, ou seja quase metade dos individuos), sendo directamente proporcional ao aumento de peso: os obesos têm 4 vezes mais hipertensão que os que têm peso normal.

 

Pergunto: porque continuam os cidadãos e os pais a ignorarem esta realidade ? Que interesse têm os pais na alimentação dos filhos ?

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.