Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

(algumas) Novidades do Congresso Diabetes

22.03.10, João Vilela Gonçalves

Os Congressos têm várias sessões a decorrer ao mesmo tempo, pelo que é impossível assistir a tudo. De uma forma resumida, referem-se algumas das novidades ou dos "temas quentes":

 

1. Foi conhecido o "pão do diabético" (PÃO SÃO):

 

a) pão de cereias fabricado com farinha de trigo, centeio, cevada, aveia e tremoço, rico em fibras, contribuindo para aumentar a saciedade (vontade de comer) e melhorar o controlo glicémico;

 

b) contém também sementes de girassol e linhaça de ácidos gordos omega-3 que contribuem para diminuir os trigliceridos e aumentar o "bom colesterol" (HDL colesterol);

 

c) tem o menor teor de sal do mercado.

 

NOTE QUE: a qualidade deste pão é benéfica para o diabético pela sua composição; mas não pode ser comido sem moderação senão aumenta na mesma os valores de glicemia de forma exagerada.

 

 

 

2. Análogos de Insulina: são "medicamentos" fabricados de modo a serem o mais parecido possível com a insulina humana: vantagens: provocam menos hipoglicemias; empate: o controlo atingido é semelhante às insulinas humanas; desvantagem: muito mais caro (embora comparticipado).

 

3. Bombas de Insulina: muito caros e CLÍNICAMENTE não indicadas para todos; quem beneficia: Diabéticos tipo 1, DISCIPLINADOS, CONHECEDORES DA SUA DOENÇA, porque não estão isentos de riscos caso sejam mal utilizadas.

 

4. Monitorização contínua da glicemia: já é possível o doente apenas com uma picada (julgo que) semanal saber em qualquer hora do dia o valor de glicemia que tem. Não é comparticipado e custa 2000 euros; para os sensores deverá pagar mais 2000 euros anuais.

 

5. Num futuro próximo conseguir-se-á unir os medidores contínuas de glicemia e as bombas infusoras.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.