Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Dapagliflozina: novo fármaco

08.08.10, João Vilela Gonçalves

A dapagliflozina é um novo fármaco para o tratamento da Diabetes tipo 2 que ainda se encontra em fase (avançada) de investigação.

 

Melhora, supostamente, os valores da glicemia (açúcar no sangue) por aumentar a excreção renal de glicose (açúcar), inibindo a reabsorção renal de glicose. O seu mecanismo de acção é independente da insulina.

 

No último congresso da Associação Americana de Diabetes, o Dr Bailey apresentou um caso com 534 diabéticos tipo 2, medicados com metformina e mal controlados, a quem foi adicionado a dapagliflozina.

 

De acordo com a dose administrada do fármaco, a redução da hemoglobina A1c (média das glicemias nos últimos 2-3 meses) foi de 0,75%, 0,82% e 0,9% ao fim de 24 semanas (6 meses). Nesse período registou-se uma diminuição do peso dos doentes entre 1-1,5 kg.

 

Os doentes que faziam medicação prévia com insulina, diminuíram a dose necessária para se manterem controlados.

 

Registou-se ainda uma diminuição dos valores da glicemia em jejum.

 

Os efeitos secundários mais frequentes foram nasofaringite, hipertensão arterial, dores de cabeça e nas "costas", infecções respiratórias ligeiras.

 

 

Opinião: não é a primeira vez que temos notícias deste fármaco que, julgo, poderá ser associado a qualquer outro. o seu mecanismo de acção deixa-me apreensivo; o futuro dirá que efeitos secundários surgirão (por exemplo, infecções urinárias) com o seu uso continuado. talvez me engane e ele se torne uma mais valia no tratamento da diabetes tipo 2, situação impossível quando só houver genéricos: as empresas de genéricos não fazem investigação e a evolução morre, conduzindo à morte dos próprios genéricos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.