Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

CHOCOLATE preto/negro/amargo e Hipertensão Arterial

26.08.10, João Vilela Gonçalves

Investigadores australianos publicaram no BioMed Central Medicine um trabalho em que avaliaram a influência do consumo de chocolate preto (negro ou amargo) na tensão arterial de pessoas hipertensas.

 

O consumo diário de 30 a 1000 mg de chocolate amargo tornou possível diminuir a tensão arterial "máxima" (sistólica) em 5 mm Hg e a "mínima" (diastólica) em 2,7 mm Hg, possibilitando uma diminuição do risco cardiovascular a 5 anos em 20%. Nas pessoas sem tensão arterial elevada não se registaram diminuições significativas.

 

Este efeito parece dever-se à presença de flavanol polifenol na composição do chocolate. Esta substância induz a formação de óxido nítrico no endotélio (parte interior do vaso sanguíneo, directamente em contacto com o sangue), provocando a dilatação do vaso e a consequente diminuição da tensão (pressão) arterial.

 

Os autores advertem que o consumo de chocolate não deve ser encarado como um tratamento !!!

 

 

Opinião: existem estudos que associam o consumo de chocolate amargo à menor possibilidade de desenvolver diabetes e, nos diabéticos, ao seu melhor controlo. Note que, estes estudos devem ser encarados apenas como efeitos aparentemente relacionados e não como conclusões absolutas.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.