A criação de programas de Saúde assentes na Comunidade, tendo por base sessões de sensibilização, educativas, sobre dieta, exercício físico, prevenção tabágica e outros factores de risco para doenças crónicas podem poupar, nos Estados Unidos da América, 16 biliões de dollares por ano, com um custo anual e por doente de APENAS 10 dollares.
Os dados são baseados num estudo do Urban Institute e pode ser consultado no sítio da net do Trust for America`s Health. Em 5 anos, por cada dollar investido, seria possível um retorno (uma poupança) de 5,6 dollares. seria possível reduzir as taxas de diabetes tipo 2 e de hipertensão arterial em 5% num prazo de 2 anos; seria igualmente possível reduzir as doenças cardiovasculares, renais e os acidentes vasculares cerebrais em 5% num prazo de 5 anos; algumas formas de câncro, artrite e doenças pulmonares seriam reduzidas em 2,5% em 10-20 anos.
De acordo com as estimativas dos economistas envolvidos, a implementação deste programa possibilitaria uma enorme poupança nos gastos das companhias de seguros de saúde (americanas), estatais e privadas; cerca de 1,9 biliões de dollares (Medicaid), 5 biliões (Medicare) ou 9 biliões (seguros privados).
Um programa deste género permitiria evitar gastos supérfluos, traduzindo-se num aumento do número de anos de vida dos doentes, vividos com melhor qualidade de vida.
MAIS PREVENÇÃO » MELHOR CONTROLO » MENOS INTERNAMENTOS » MENOS GASTOS
CONSULTAS
Corclínica (Campo Grande, Lisboa)
Instituto Cardiovascular Lisboa
Hospital CUF Infante Santo (Lisboa)
Clinica Dr Machado Rodrigues (Setubal)
Clínica Quadrantes (Cascais Shopping)
Medicina
sociedade portuguesa diabetologia
Federacao Internacional Diabetes
Associação Portuguesa de Dietistas
Outros Links
Consultório de Cirurgia Plástica
Consultório de Exercício e Saúde
Consultório de Pedagogia e Educação
Cultura/Cidadania