Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

MAIS SAÚDE, MENOS GASTOS

02.11.08, João Vilela Gonçalves

A criação de programas de Saúde assentes na Comunidade, tendo por base sessões de sensibilização, educativas, sobre dieta, exercício físico, prevenção tabágica e outros factores de risco para doenças crónicas podem poupar, nos Estados Unidos da América, 16 biliões de dollares por ano, com um custo anual e por doente de APENAS 10 dollares.

 

Os dados são baseados num estudo do Urban Institute e pode ser consultado no sítio da net do Trust for America`s Health. Em 5 anos, por cada dollar investido, seria possível um retorno (uma poupança) de 5,6 dollares. seria possível reduzir as taxas de diabetes tipo 2 e de hipertensão arterial em 5% num prazo de 2 anos; seria igualmente possível reduzir as doenças cardiovasculares, renais e os acidentes vasculares cerebrais em 5% num prazo de 5 anos; algumas formas de câncro, artrite e doenças pulmonares seriam reduzidas em 2,5% em 10-20 anos.

 

De acordo com as estimativas dos economistas envolvidos, a implementação deste programa possibilitaria uma enorme poupança nos gastos das companhias de seguros de saúde (americanas), estatais e privadas; cerca de 1,9 biliões de dollares (Medicaid), 5 biliões (Medicare) ou 9 biliões (seguros privados).

 

Um programa deste género permitiria evitar gastos supérfluos, traduzindo-se num aumento do número de anos de vida dos doentes, vividos com melhor qualidade de vida.

 

MAIS PREVENÇÃO » MELHOR CONTROLO » MENOS INTERNAMENTOS » MENOS GASTOS

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.