Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

CARNE VERMELHA

19.09.11, João Vilela Gonçalves

Foi recentemente publicado (American Journal of Clinical Nutrition) um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard (Estados Unidos da América), com cerca de 440 mil participantes, alertando para os riscos do consumo de carne vermelha.

 

A carne vermelha, especialmente através de alimentos processados (como o "cachorro" = pão com salsicha), aumenta o risco de desenvolver Diabetes tipo 2.

 

Enquanto o consumo diário de 100 g de carne vermelha não processada aumentou o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 19%, 50 g de carne vermelha processada (equivalente a um "cachorro" ou a 2 fatias de bacon) associavam-se a 51% de aumento do referido risco.

 

As proteínas da carne vermelha devem ser substituídas por outras mais saudáveis e que se encontram nas nozes, nos cereais e em produtos com baixa quantidade de gordura.

 

Os participantes que substituiram o consumo diário de carne vermelha por nozes, cereais e alimentos com baixo teor de gordura viram, respectivamente, o seu risco de diabetes ser diminuído em 23%, 21% e 17%.