Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Diabetes e Cabo Verde: a propósito de um caso

22.09.11, João Vilela Gonçalves

O cidadão cabo-verdiano Aristides Pereira, primeiro Presidente da República de Cabo Verde, faleceu hoje. O cidadão tinha diabetes, de acordo com notícias dos jornais.

 

De facto a diabetes pode prejudicar a recuperação de uma outra qualquer situação clínica. Quer de forma aguda (naquele momento) mas, com maior peso, de forma crónica. Uma diabetes nem sempre bem controlada, afecta SILENCIOSAMENTE a integridade dos vasos, dificultando o suporte sanguíneo a determinadas zonas do organismo. O aparecimento de uma doença que afecte um local já "martirizado" pela diabetes, prejudica muito mais a recuperação. Note que: desconheço por completo o quadro clínico do Sr Aristides Pereira.

 

Cabo Verde é um país africano em crescimento económico. É também um país constituído por 10 ilhas. Assim, a população residente está, territorialmente, controlada.

 

este factor é determinante para se fazer um trabalho pioneiro: os rastreio da diabetes naquele país. E se os mais velhos podem estar muito afectados pela diabetes, os doentes mais novos podem ser identificados e controlados da melhor maneira quanto antes. Assim se controla e evita as complicações futuras.

 

Assim se ganham anos de vida, assim nasce um país. Julgo eu.

 

P.S.: as minhas condolências para com Cabo Verde e familiares do (ex) Presidente Aristides Pereira

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.