Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

ÍNDICE GLICÉMICO

09.01.12, João Vilela Gonçalves

O Índice Glicémico (IG) é um conceito controverso que classifica os alimentos de acordo com a sua capacidade de alterar a glicemia. Os açúcares (hidratos de carbono) são necessários ao funcionamento do organismo enquanto fornecedores de energia. Uma grande parte dos alimentos contém hidratos de carbono, contudo nem todos alteram da mesma forma a glicemia pois têm diferentes "pesos", isto é diferentes índices glicémicos.

 

Por exemplo, a batata e a massa cozidas são dois alimentos com quantidades equivalentes de hidratos de carbono que aumentam a glicemia em diferentes valores pois têm diferentes IG.

 

O alimento que serve de comparação para o IG é o pão branco, ou seja a sua quantidade em hidratos de carbono. Os alimentos são classificados em baixo, médio e elevado IG ao serem comparados com a velocidade de digestão e absorção do pão branco.

 

Um alimento de baixo IG tem uma digestão e uma absorção mais lenta e, como tal, leva mais tempo a aumentar a glicemia, provocando maior controlo do apetite através da menor vontade de comer. São por isso recomendados para os diabéticos. Por outro lado, um alimento de elevado IG, por exemplo um doce, eleva rápidamente a glicemia pois tem uma digestão e absorção rápida.

 

Alimentos de baixo IG: vegetais, leguminosas (ervilhas, feijão, grão), fruta crua e com casca, pão de mistura ou integral

 

Alimentos de elevado IG: pão branco, batata, arroz branco

 

O IG de um mesmo alimento varia de acordo com o local onde é produzido, com o processamento, com a preparação e com a maneira como é cozinhado.

 

NOTE QUE: nem todos os alimentos com baixo IG são equilibrados (batatas fritas, chocolate). Os alimentos de elevado IG devem ser consumidos com "conta, peso e medida". É por causa destas diferenças que o diabético não deve evitar o acompanhamento pelo dietista/nutricionista...por alguma razão estas áreas do Saber são cursos superiores.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.