Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Alimentos e Diabetes: porque é importante a Nutrição

15.01.13, João Vilela Gonçalves

Os diabéticos não aderem com facilidade a uma consulta de Nutrição. "Eu como assim...", "eu não faço excessos", "eu não como doces" são frases frequentes de quem tenta encontrar justificação para não ter uma consulta de Nutrição.

 

Em Portugal, os nutricionistas/dietistas são profissionais de saúde licenciados. Nesse curso, estuda-se, entre outros, a composição dos alimentos.

 

Os alimentos são constituídos por nutrientes: hidratos de carbono (vulgarmente conhecidos por açúcares), lípidos (gorduras) e proteínas.

 

Relativamente aos hidratos de carbono, cada alimento tem a sua quantidade e, por isso, define-se (por cada 100 g) o número de unidades de hidratos de carbono.

 

Por outro lado, um mesmo tipo de alimento (por exemplo, pão) às mesmas unidades de hidratos de carbono podem corresponder Índices Glicémicos diferentes...isto é a "velocidade" com que esses hidratos de carbono são absorvidos no organismo (por ex, a diferença entre pão branco e pão integral).

 

Ter uma consulta de Nutrição é aprender a conhecer a natureza dos alimentos que escolhemos, mesmo que não se trate de açúcares livres (bolos, doces).

 

A Nutrição é uma parceira fundamental da Clínica Médica numa consulta de Diabetologia. Os diabéticos tipo 1 que o digam.