Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

TIPOS de HIPERTENSÃO ARTERIAL (HTA)

25.11.08, João Vilela Gonçalves

HTA primária ou essencial: a mais frequente, mais de 9 em cada dez hipertensos têm-na. tem este nome por não se saber a causa.

 

HTA secundária: secundária a numerosas causas (por exemplo, lesão vasos renais, patologia renal, doenças endocrinológicas); raro.

 

HTA da bata branca: só há valores de hipertensão quando as medições são feitas na presença de um profissional de saúde, sobretudo um médico. As medições feitas em casa são normais. Este tipo está presente em 15-20% dos doentes hipertensos.

 

HTA mascarada: os doentes têm valores normais na presença do profissional de saúde mas quando medem em casa os valores são altos; é portanto o contrário da HTA da bata branca. Os doentes que têm este tipo de HTA têm um risco cardiovascular semelhante aos que são "sempre" hipertensos. Este tipo está presente em 10-15% dos doentes hipertensos.

 

O despiste destes últimos dois tipos só é possível se houver a colaboração do doente para medir regularmente a sua tensão arterial. Também é possível fazer um exame que consta na medição da tensão arterial durante 24 horas, contudo raramente é comparticipado, não tendo mais valor que as medições feitas pelo doente no seu dia-a-dia.