Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Linha Diabetes

Linha Diabetes

Diabeticos Hipertensos: Mortalidade Acrescida

22.01.09, João Vilela Gonçalves

O doente diabético deve ter uma tensão arterial inferior a 130/80 mm Hg (inferior a 13/8).

 

De acordo com o presidente da Associação Americana de Hipertensão, quando a hipertensão arterial está presente nos doentes diabéticos (o que acontece em mais de 80% dos casos) a mortalidade aumenta 7 vezes. Ou seja, a existência destes dois factores de risco potenciam o risco de morte.

 

Os doentes diabéticos devem preocupar-se com o controlo não só do açúcar, mas também do colesterol, da tensão arterial e da anti-agregação; a toma diária de uma aspirina em dose pediátrica (100 mg por dia) ajuda a prevenir a inflamação dos vasos sanguíneos e a ocorrência de acidentes cardiovasculares. Os doentes alérgicos à aspirina têm alternativas.

 

Os grupos de hipotensores mais indicados pertencem aos seguintes grupos: IECA, ARA, diuréticos, antagonistas dos canais de cálcio.

 

NOTE QUE: se os valores estão controlados com a medicação, NÃO A DEVE SUSPENDER mesmo que de forma temporária; se fizer isso, os valores da glicose, do colesterol, da tensão arterial vão voltar a estar descontrolados. E O SEU RISCO CARDIOVASCULAR AUMENTA.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.