Os diabéticos não aderem com facilidade a uma consulta de Nutrição. "Eu como assim...", "eu não faço excessos", "eu não como doces" são frases frequentes de quem tenta encontrar justificação para não ter uma consulta de Nutrição.
Em Portugal, os nutricionistas/dietistas são profissionais de saúde licenciados. Nesse curso, estuda-se, entre outros, a composição dos alimentos.
Os alimentos são constituídos por nutrientes: hidratos de carbono (vulgarmente (...)
O doente idoso tem algumas particularidades, que se deve atender, quando o medicamos. O idoso é (pode ser/apresentar) fragilidade (perturbação de equilíbrio), limitação funcional (sedentarismo por incapacidade), alterações do seu estado psíquico, dependência de terceiros.
Estas situações, se directamente nada têm a haver com a Diabetes, indirectamente têm: o número e tipo de medicamentos deve ser equacionado no que toca à ocorrência de potenciais efeitos (...)
Foi publicado um artigo no The Journal of American Board of family Medicine (Julho-Agosto 2012) no qual se crê que a obesidade não aumenta a mortalidade.
Foram avaliados 51.000 adultos com idade entre os 18 e os 90 anos. Foram divididos em grupos de acordo com o seu Índice de Massa Corporal e seguidos durante 6 anos.
Os adultos obesos ou com excesso de peso, quando comparados com os que tinham peso normal, não apresentavam aumento da mortalidade, excepto os que tinham obesida (...)
comemora-se hoje.
existem 366 milhões de diabéticos no Mundo.
se se concentrassem todos num único país, eram o terceiro mais populoso, atrás da China e da Índia.
Cientistas americanos experimentaram, em ratos, a acção de um derivado da somatostatina na obesidade.
Acreditam ser possível produzir uma vacina para a obesidade.
Dea cordo com um estudo publicado no Journal of Biological Chemistry (vol 287, pag 11566-11578), o vinho tinto e as uvas parecem estar associado à diminuição da obesidade.
Tal se deve a uns componentes, chamados piceatanol e resveratrol, que bloqueia a adipogénese, isto é o crescimento do tecido gordo, através da interferência na acção da insulina.
Além disso, esses componentes parecem ter efeito positivo no combate ao câncro, doenças cardíacas e doenças (...)
Um estudo sueco, verificou que diminuir a hemoglobina glicada A1c em cerca de 1% permite diminuir o risco de morte cardiovascular em 45%.
Doentes com hemoglobina glicada de 7,8%, com diabetes diagnosticados há 8-10 anos foram seguidos durante 5 anos.
Além da redução da mortalidade, os doentes com melhor controlo da diabetes, tiveram redução em 37%-39% de eventos coronários (enfartes) / cardiovasculares fatais e não fatais.
De acordo com os investigadores, o risco (...)
A Psoríase é uma doença de pele.
Investigadores americanos, verificaram que os doentes com psoríase severa tinham 14% mais de hipóteses de desenvolverem Diabetes.
Sabendo que a psoríase está associada a doenças cardiovasculares e metabólicas, os doentes com esta doença devem ser encorajados a diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes através da prática de mais exercício físico e uma alimentação mais cuidada, com menos açúcar, gordura e sal.
A (...)
A diabetes tipo 2 (frequentemente diagnosticada no adulto) tem aumentado muito nas crianças...dado os hábitos alimentares e sedentarismo destas.
O estudo TODAY foi feito para avaliar a eficácia e a segurança da terapêutica farmacológica (!) nas crianças, bem como saber se há crianças que respondem melhor ou pior à medicação.
Foram avaliadas 699 crianças com diabetes tipo 2, com idades entre os 10 e os 17 anos, e foram seguidas durante 2 a 6 anos. As crianças foram (...)